quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PRESTES A COMPLETAR 100 ANOS EM RAUL SOARES, FERROVIA ESTÁ PARA SER REATIVADA POR UM PROJETO DO GOVERNO FEDERAL.



O governo anunciou quarta feira, dia 15/08/2012, o “Programa de Investimentos em Logística: rodovias e ferrovias federais” com concessões para rodovias e ferrovias. Serão concedidos 7,5 mil quilômetros de rodovia e 10 mil quilômetros de ferrovias.
Um dos objetivos do governo, segundo o ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, é desenhar uma grande rede ferroviária de alta capacidade. Considerando todos os trechos, o governo vai abrir um grande corredor e poderá escoar mais de 5 milhões de toneladas de grãos e minérios. “Vamos fazer uma articulação por meio de ferrovias modernas entre o norte e o sul e o sudeste”, disse. “Queremos resgatar as ferrovias brasileira como alternativa de logística para o País, e estamos trabalhando com a perspectiva de que não haja monopólio. A malha será partilhada e, competitivamente, vai oferecer menores custos de transporte. A redução das tarifas é um dos resultados que se consegue ao fazer melhor uso”, afirmou.
Dos 10 mil quilômetros de ferrovias, 2,6 mil já estão mais avançados em termos de informações e estudos disponíveis, como o Ferroanel São Paulo trechos Norte e Sul, acesso ao Porto de Santos, Lucas do Rio Verde a Uruaçu, Estrela d'Oeste/Panorama/Maracaju e Açailândia/Vila do Conde. Os estudos serão concluídos até dezembro. As audiências públicas serão feitas em janeiro, os editais serão publicados em março, as licitações serão feitas em abril e os contratos serão assinados entre maio e julho.
Os demais segmentos, que configuram 7,4 mil quilômetros, são: Uruaçiu/Corinto/Campos, Salvador/Recife, Rio de Janeiro/Campos/Vitória, Belo Horizonte/Salvador, Maracaju/Mafra e São Paulo/Mafra/Rio Grande. Nesses trechos, os estudos serão concluídos até fevereiro, as audiências públicas serão feitas em março, os editais serão publicados em maio, as licitações serão feitas em junho e a assinatura dos contratos será feita entre julho e setembro.

De acordo como blog Pascoal On Line, em texto retirado do Jornal Estado de Minas de 26/08/2012, “para Minas Gerais estão programadas duas novas ferrovias, entre elas a linha que terá cerca de 1.1 mil quilômetros de extensão e ligará o município de Campos, no litoral fluminense, a Uruaçu, em Goiás, passando por Corinto, na Região Central, Ipatinga, Caratinga, Raul Soares, Rio Casca, Ponte Nova e Cataguases...”.
A notícia é ótima e traz uma grande esperança para todos. Afinal, Raul Soares viveu seus dias de glória enquanto a ferrovia estava ativada. Lembrem-se: éramos o 3ª maior produtor de milho de Minas Gerais.
Pode-se dizer uma “verdadeira galinha de ovos de ouro”, para a futura administração que poderá explorar entre tantas áreas a Cultura e o Turismo do município criando no caminho em que ferrovia for reativada, isto que dizer sede, alguns distritos e povoado, várias atrações de Turismo Rural explorando a cultura e a culinária destas localidades. Sem falar no escoamento da produção que, com a ferrovia, terá mais acessibilidade, com menor custo.
Devemos lembrar, ainda, no número de novos turistas e passageiros que, certamente, aproveitarão para resolver negócios na cidade, fomentando o comércio.  
É ou não é uma notícia maravilhosa, para nosso município que terá, após quase um século, a oportunidade de corrigir seus erros e mais uma vez usufruir de todos os benefícios que a Ferrovia já trouxe e pode trazer para Raul Soares?




Nenhum comentário:

Postar um comentário