O governo anunciou quarta
feira, dia 15/08/2012, o “Programa de
Investimentos em Logística: rodovias e ferrovias federais” com concessões
para rodovias e ferrovias. Serão concedidos 7,5 mil quilômetros de rodovia e 10
mil quilômetros de ferrovias.
Um dos objetivos do governo,
segundo o ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, é desenhar uma grande
rede ferroviária de alta capacidade. Considerando todos os trechos, o governo
vai abrir um grande corredor e poderá escoar mais de 5 milhões de toneladas de
grãos e minérios. “Vamos fazer uma articulação por meio de ferrovias modernas
entre o norte e o sul e o sudeste”, disse. “Queremos resgatar as ferrovias brasileira
como alternativa de logística para o País, e estamos trabalhando com a
perspectiva de que não haja monopólio. A malha será partilhada e,
competitivamente, vai oferecer menores custos de transporte. A redução das
tarifas é um dos resultados que se consegue ao fazer melhor uso”, afirmou.
Dos 10 mil quilômetros de
ferrovias, 2,6 mil já estão mais avançados em termos de informações e estudos
disponíveis, como o Ferroanel São Paulo trechos Norte e Sul, acesso ao Porto de
Santos, Lucas do Rio Verde a Uruaçu, Estrela d'Oeste/Panorama/Maracaju e
Açailândia/Vila do Conde. Os estudos serão concluídos até dezembro. As
audiências públicas serão feitas em janeiro, os editais serão publicados em
março, as licitações serão feitas em abril e os contratos serão assinados entre
maio e julho.
Os demais segmentos, que
configuram 7,4 mil quilômetros, são: Uruaçiu/Corinto/Campos, Salvador/Recife,
Rio de Janeiro/Campos/Vitória, Belo Horizonte/Salvador, Maracaju/Mafra e São
Paulo/Mafra/Rio Grande. Nesses trechos, os estudos serão concluídos até
fevereiro, as audiências públicas serão feitas em março, os editais serão
publicados em maio, as licitações serão feitas em junho e a assinatura dos
contratos será feita entre julho e setembro.
De acordo como blog Pascoal On Line, em texto
retirado do Jornal Estado de Minas de 26/08/2012, “para Minas Gerais estão
programadas duas novas ferrovias, entre elas a linha que terá cerca de 1.1 mil
quilômetros de extensão e ligará o município de Campos, no litoral fluminense, a
Uruaçu, em Goiás, passando por Corinto, na Região Central, Ipatinga, Caratinga,
Raul Soares, Rio Casca, Ponte Nova e Cataguases...”.
A notícia é ótima e traz uma grande esperança
para todos. Afinal, Raul Soares viveu seus dias de glória enquanto a ferrovia
estava ativada. Lembrem-se: éramos o 3ª maior produtor de milho de Minas
Gerais.
Pode-se dizer uma “verdadeira galinha de ovos
de ouro”, para a futura administração que poderá explorar entre tantas áreas a
Cultura e o Turismo do município criando no caminho em que ferrovia for
reativada, isto que dizer sede, alguns distritos e povoado, várias atrações de
Turismo Rural explorando a cultura e a culinária destas localidades. Sem falar
no escoamento da produção que, com a ferrovia, terá mais acessibilidade, com
menor custo.
Devemos lembrar, ainda, no número de novos turistas
e passageiros que, certamente, aproveitarão para resolver negócios na cidade, fomentando
o comércio.
É ou não é uma notícia maravilhosa, para nosso
município que terá, após quase um século, a oportunidade de corrigir seus erros
e mais uma vez usufruir de todos os benefícios que a Ferrovia já trouxe e pode
trazer para Raul Soares?
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