Com a ajuda do professor de matemática Alfredo Oyarzabal de Castro, do Universitário de Porto Alegre, A revista GALILEU deste mês desvendou alguns mitos que você escuta por aí sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Também trouxe à tona as verdades que podem ajudar a você entrar na faculdade.
01)- Quando Você Não Sabe A Resposta, É Melhor Deixar Em Branco. MENTIRA- Ao contrário de alguns métodos de avaliação, você não perde pontos se errar a pergunta. Se não souber, chute! A folha de respostas é corrigida por um computador, por isso, deixando em branco, ela é automaticamente considerada errada.
02)- Questões Podem Ter Valores Diferentes. VERDADE. No Enem, as questões têm valores diferentes. Mas o número de pontos de cada uma não é divulgado. Por isso, alguém que acertou o mesmo número de questões que um colega, pode ter uma nota diferente.
03)- A Nota Do Enem Pode Prejudicar Você Na Hora De Ingressar Na Faculdade. Se Achar Que Ela É Muito Baixa, Não Inclua No Processo De Seleção. MENTIRA- Algumas universidades combinam a nota do Enem com o resultado do vestibular. É aconselhável sempre informar a nota do Enem durante o processo de seleção, se a instituição permitir. Se a nota do Enem foi baixa o suficiente para prejudicar o vestibulando, ela é desconsiderada em algumas instituições.
04)- Estuda-Se Para O Enem Como Se Estuda Para O Vestibular. VERDADE- O melhor método para se preparar para as provas do Enem é refazendo questões das provas anteriores para treinar a capacidade de interpretação (algo que exige paciência) e testar seus conhecimentos. Estar sempre atualizado com os acontecimentos e fatos atuais é muito importante. Lembre-se: não basta apenas saber o conteúdo, é necessário conhecer a linguagem da prova. Quanto mais praticar a leitura, melhor.
05)- Não É Preciso Escolher A Instituição E O Curso Antes De Se Inscrever No Enem. VERDADE- Faça o Enem e vele a sério todas as provas, inclusive redação. O Enem é a forma de você ter vantagens na hora da seleção para o vestibular, por isso mande bem mesmo. Depois que você tiver o resultado da sua nota, é hora de começar a escolher a universidade. Passada a régua no Enem, mais livre você está de escolher a faculdade que quiser.
06)- O Enem Tem Leituras Obrigatórias. MENTIRA- Não. Quem tem são só os vestibulares.
07)- Preocupe-se Apenas Em estudar O Que Vai Cair Na Prova. MENTIRA- Estude todos os conteúdos. Muitas vezes, uma pergunta sobre um determinado assunto se utiliza de outros temas para ser contextualizado. Às vezes, é preciso de conhecimento a mais para poder resolver uma questão.
08)- Se a Universidade Não Exigir As Cinco Provas Do Enem Em Seu Processo De Seleção de Ingresso, Não É Necessário Fazê-las. MENTIRA- Se a universidade de seus sonhos não exige o Enem como um dos requisitos para a seleção, muita calma. Você pode precisar do Enem para outras oportunidades, como para garantir uma bolsa de estudos.
09)- O Aluno Deve Fazer A Prova No Ano Em Que está Se Formando. MENTIRA- Não é obrigatório fazer no ano que se formar, mas é recomendável. Se o aluno optar por adiar a entrada na universidade, pode adiar o Enem. Mas o ideal é fazer mesmo ano do fim do colégio.
10)- O Enem Substitui O Vestibular Em Algumas Faculdades. VERDADE- O Enem substituiu na íntegra o vestibular em algumas universidades. Em algumas instituições é preciso ter feito as duas provas. A verdade é que cada universidade tem um critério. Informe-se.
11)- A Inscrição Para o Enem só Pode Ser Feita Online. VERDADE- Você pode se inscrever e saber mais informações sobre a prova no mec.gov.br.
12)- Há Limites Para quantas Vezes Um Aluno Pode Fazer o Enem. MENTIRA- Você pode fazer a prova quantas vezes quiser. As instituições sempre contabilizam a nota da última edição, mas isso pode mudar: logo o aluno poderá utilizar a melhor nota e não a última.
13)- Não Há Diferença Entre O Novo E O Antigo Enem. MENTIRA- A versão atual tem objetivo classificar os estudantes por desempenho e ser instrumento de concurso. As provas anteriores a 2008 tinham o objetivo de diagnosticar a qualidade do Ensino Médio no Brasil e fornecer dados de pesquisa para sustentar possíveis mudanças no currículo.
14)- Há Diferenças Do Atual Enem Para O Vestibular Tradicional. VERDADE- A abrangência, a linguagem e o conteúdo programático são diferentes. Enquanto o vestibular é específico para uma instituição, o Enem é um credenciador para o aluno ingressar em muitas faculdades pelo Brasil afora. Enquanto cada vestibular tem sua linguagem própria, o Enem tem uma linguagem interdisciplinar, focada em interpretação de textos relacionados ao dia a dia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário