sexta-feira, 22 de março de 2013

REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL REPERCUTE SOBRE PAGAMENTO ATRASADO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO.




Nesta quarta-feira, 20 de março, aconteceu a 4ª Reunião Ordinária na Câmara Municipal de Raul Soares. O presidente José Maria Peixoto abriu a sessão agradecendo a presença de todos e convidou Professor Marco Antônio Candido- Coordenador de Esportes Municipal e o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Sr. Iussef Antônio Felipe para assentarem próximos á mesa diretora.
Após a abertura dos trabalhos, o presidente José Maria Peixoto cedeu espaço para a fala do Sr. Iussef Felipe, que usou a tribuna agradecendo os vereadores e ao presidente pela oportunidade e falou sobre a criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar.
O vereador Ramiro Grossi ponderou sobre os salários atrasados, dizendo que a Prefeitura tem em caixa pouco mais de R$ 1.400,000, 00, e só o décimo terceiro atrasado totaliza mais de R$ 800.000,00.
Em seguida foi à vez do vereador e vice-presidente da Câmara, José Maria Moraes (Zezé da farmácia) usar a tribuna. Segundo Zezé houve boatos na cidade que diziam que a Câmara Municipal iria cortar salários dos funcionários do Saae. O vereador foi bem claro e disse, “a Câmara não tem poder para fazer isso, o Saae é uma Autarquia Municipal, cujo diretor é nomeado pelo Prefeito e seus funcionários são regidos pelo regime do servidor público, e que o aumento de salário ou mesmo o corte de gratificações passa pelo poder Executivo, não cabendo a Câmara interferir”. 
Zezé também falou sobre os salários atrasados dos funcionários públicos. Segundo o vereador na última reunião o representante do Executivo, Carlos Alberto Noronha, disse que o pagamento do décimo terceiro seria realizado até o dia 31 deste mês. E mostrou-se preocupado se isto ocorreria, uma vez que nada foi confirmado ainda e a afirmação do advogado em plenário da Câmara, gerou expectativas no funcionalismo público. Finalizou pedindo que seja realmente estipulada uma data mais certa, para que os servidores municipais, que estão necessitando destes salários atrasados, possam se organizar financeiramente.
O presidente José Maria Peixoto também usou a tribuna e iniciou parabenizando e agradecendo as presenças do professor Marquinhos, responsável pelo Departamento de Esportes do Município e do secretário Iussef, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente aproveitando para ressaltar aos dois, que sempre manteve boa relação com ambos tanto no esporte, como na agricultura. Zé Maria explicou, também, o motivo da não transmissão da reunião pela Rádio Uai.
Disse que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais proibiu órgãos públicos de fazer contratos com repasse financeiro, para rádios comunitárias e concluiu dizendo que a Câmara Municipal em sua gestão só trabalha dentro da lei.
José Maria Peixoto disse ainda que desde a primeira reunião do ano o Executivo Municipal não responde a nenhum requerimento enviado pela Câmara. Requerimentos estes que solicitam alguma informação sobre o Poder Executivo Municipal. O presidente disse que nada foi respondido, e o prazo para resposta é de quinze dias e não está sendo respeitado.

Ressaltou, também, que o chefe da Epidemiologia Municipal foi convocado na última reunião a comparecer nesta sessão para dar explicações sobre a dengue, que tomou conta de Raul Soares, e que ninguém apareceu e nem foi dada satisfações sobre a ausência do Chefe da Epidemiologia; lembrando que convocação não é convite. Diante o exposto pediu que fosse reiterado o convite ao Chefe da Epidemiologia, caso haja outra ausência será tomada as providências cabíveis.
Outro assunto levantado pelo chefe do legislativo foi sobre os salários atrasados dos funcionários públicos. Segundo o presidente tem que ser feito um planejamento ou parcelamento, para que sejam quitados esses salários atrasados ou ficará impossível; lembrou referindo-se a fala do vereador Ramiro Grossi, que afirmou que não havia como pagar os salários atrasados por que teriam que pagar a folha de março. José Maria argumentou que a Prefeitura não teria nunca como cumprir o pagamento dos salários atrasados, uma vez que todo mês tem folha salarial dos funcionários para ser quitada.
O presidente da Câmara disse que foram criados de janeiro até agora duzentos e oito novos cargos, e quarenta e dois novos contratados livres de nomeação e exoneração pelo Executivo Municipal, totalizando duzentos e cinquenta novos contratados e, segundo ele, com esse alto número de contratados, dificilmente a Prefeitura vai conseguir pagar esses salários atrasados. Finalizou dizendo que sem planejamento, negociação ou parcelamento dificilmente os salários atrasados serão pagos, e se colocou a disposição do Executivo para ajudar a solucionar o problema.
Ao final da sessão foram colocados os requerimentos e toda documentação em pauta para votação, toda documentação foi aprovada.

Confira no vídeo abaixo a 4ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Raul Soares, ocorrida em 20/03/2013, onde foram apresentados 26 Requerimentos e 03 Pedidos de Providência. Flashes dos momentos mais importantes. Nesta reunião o Presidente da Casa José Maria Peixoto e seu vice, José Maria Morais- Zezé da Farmácia, pedem providências ao executivo em relação ao Pagamento Atrasado do Funcionalismo Público e a "quase" epidemia de Dengue




Fonte: Portal Raul Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário