sábado, 6 de abril de 2013

RÁDIO POSTE TRANSMITE AO VIVO, E SEM ÔNUS AOS COFRES PÚBLICOS, A 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL.




A Câmara Municipal de Raul Soares realizou dia 03 de abril, sua 5ª uma Sessão Ordinária.
O presidente José Maria Peixoto abriu a sessão agradecendo a presença dos vereadores, do público presente e também do Chefe da Epidemiologia Municipal, Sr. Claudinei da Costa, que compareceu para dar explicações sobre a Dengue em nossa cidade.
O secretário Claudeci Alves realizou a leitura da ata anterior e depois de aprovada, fez a leitura dos 14 requerimentos e de 01 Projeto de Lei do Poder Legislativo, em pauta para a reunião. Após, o presidente José Maria Peixoto convidou a professora Letícia Zinato para fazer o uso da palavra; Letícia iniciou sua fala explicando que não era membro do SINDS-RAUL e que apenas foi escolhida pelos professores para representá-los junto ás negociações do sindicato com a prefeitura referente ao 13º salário e salário de dezembro de 2012, atrasados. E em nome da classe pediu apoio aos vereadores, na luta pelo piso salarial para a classe e ressaltou que se sente envergonhada com o salário base de professor municipal que é de R$ 822,67.
Em seguida foi à vez da funcionária pública Amanda de Paula usar a tribuna. Amanda cobrou dos vereadores que eles fiscalizem as ações do Executivo; para ela parte da culpa dos salários atrasados da administração passada é dos vereadores daquela gestão. Afirmou, também, que há uma semana recebeu o convite do presidente do SINDS-RAUL para fazer parte do Sindicato e deu sua palavra que não haverá omissão por parte dela, para lutar em prol da classe, a qual ela sentia muito orgulho em pertencer.
Atendendo uma convocação da Câmara Municipal o Chefe da Epidemiologia Municipal, Sr. Claudinei da Costa usou a tribuna. Segundo ele já são mais de 500 casos de Dengue em nosso município e ressaltou que há um trabalho com todos os PSFS e também palestras educacionais nas Escolas da cidade.
José Maria Peixoto perguntou por que aumentou tanto o número de casos de dengue em nossa cidade. Claudinei disse que são vários os fatores começando pela população que insiste em deixar caixas d’água abertas, lixo nas ruas e também por que não houve o combate adequado contra dengue nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012.
O Presidente da Casa agradeceu a presença de Claudinei e disse que a convocação tinha como finalidade esclarecer a população sobre a dengue que assusta nossas comunidades com tantos casos em nos três primeiros meses do ano.
O vereador Roberto Pires também fez o uso e parabenizou o Executivo e a presidente do Consep Lúcia Miranda pela Carreta da Inclusão Digital. Segundo o vereador o mundo hoje gira em torno da era digital, dos computadores, portanto essa é uma ótima oportunidade e gratuita para aprender um pouco mais sobre como usar o computador, lembrou o vereador.
A vereadora Cleusa Araújo (Nininha) convidou à população presente e ouvintes que acompanhavam a reunião pela Rádio Poste e Pascoal On Line a participarem do Fórum da Saúde da Mulher que acontece no próximo sábado, 06 de abril. Segundo Cleusa um dos objetivos do Fórum é valorizar e divulgar as boas práticas sobre a saúde da mulher. A vereadora também explanou sobre os direitos dos motoristas Portadores de Necessidades Especiais em Geral dizendo que o trânsito tem que se adequar a eles também, principalmente nas vagas para estacionar, e disse que acessibilidade é um direito de todos os cidadãos.
José Maria Peixoto falou sobre a transmissão das reuniões pela rádio Uai e ressaltou que a Câmara Municipal de está à disposição da emissora para que seja feito as transmissões sem ônus como já citado na reunião passada, em virtude de decisão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que impede repasse financeiro para Rádios Comunitárias.
Peixoto também se referiu a cobrança em fiscalizar as ações do Executivo feito pela Amanda e disse que jamais será omisso e que estará de mãos dadas com o Executivo nos projetos que beneficiam o município e a nossa população, mas não se esquecendo do papel fiscalizador desta Casa Legislativa.
O presidente ressaltou que tudo que o Executivo mandou para a Casa Legislativa foi aprovado por unanimidade. Disse também que alguns projetos tinham prazos de 30 dias para apreciação, mas foram colocados em votação e aprovados em tempo recorde. E disse que está fazendo sua parte, mas a Prefeitura também precisa fazer a sua uma vez que nada do que foi solicitado e reiterado ao Executivo foi enviado a esta casa, e que o jurídico da Casa Legislativa irá tomar as providências cabíveis.
Ao final da sessão José Maria Peixoto colocou os requerimentos do dia em votação e todos foram aprovados, com exceção de um requerimento apresentado pelo vereador Ramiro Grossi que solicitava uma fiscalização da atual gestão da Câmara nas contas da administração passada. O requerimento teve um parecer jurídico considerando inconstitucional o referido requerimento, diante disto o vereador Ramiro Grossi retirou seu pedido de votação do requerimento citado. 
O presidente da Câmara agradeceu a presença do público e também aos veículos de comunicação que cobriram a quinta reunião ordinária do ano de 2013.
Pela primeira vez o sistema de Comunicação Independente e Alternativo, de Som Ambiente de Ruas, instalado nas Av. Getúlio Vargas e Governador Valadares –RÁDIO POSTE - transmitiu, gratuitamente, a reunião da Casa, que também esteve disponível, em tempo real, na internet como RÁDIO POSTE WEB.
Confira em flashes, a Reunião da Cãmara:

 

Fonte: Portal Raul Soares



Nenhum comentário:

Postar um comentário