quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CISAB REALIZA A PRIMEIRA AUDIENCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS



Atendendo ao chamamento do Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereador Luis Eduardo Salgado, o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais e Prefeito de Ponte Nova, advogado Guto Malta convocou uma Audiência Pública, para a prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2013, conforme disciplina a Lei de Responsabilidade Fiscal.  A reunião aconteceu na quarta-feira (28/08) na Câmara Municipal de Viçosa. 
Compareceram representantes dos municípios associados, cidadãos que têm interesse no setor do saneamento, além de representantes dos órgãos e entidades do município de Viçosa que estão diretamente ligados a este trabalho.
Na composição da mesa o presidente da Câmara de Viçosa, Luis Eduardo Salgado, o presidente do Cisab, Guto Malta, o presidente da Câmara de Muriaé, Joel Morais Junior, o prefeito de Senador Firmino, Aquiles Oliveira, a superintendente do Cisab, Tânia Duarte e o contador do Cisab, Manoel Oliveira.

Luis Eduardo Salgado defendeu o Consórcio, como uma entidade de representação e que tem trazido muitos benefícios para as operadoras de saneamento e prefeituras da região. Disse que a Audiência Pública tem o caráter da transparência e respalda no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. (...)
O presidente Guto Malta destacou a importância da articulação das prefeituras e do Cisab junto aos Comitês de Bacia para a implantação das Áreas de Preservação Ambientais - APA's. Guto disse que existem recursos através do Fundo da Cobrança do Uso da Água, pagos pelos próprios municípios e devem ser utilizados de forma inteligente preservando suas nascentes e garantindo seus mananciais. Ele disse ainda que o consorciamento parte da idéia que os recursos são escassos e sendo assim, o objetivo é aproveitar o associativismo para resolver os problemas comuns entre os municípios. Evidenciou que é preciso uma maior participação da sociedade e poderes constituídos nestas reuniões, "o cidadão precisa conhecer o trabalho do Cisab e os prefeitos precisam participar mais, porque aqui podemos chegar a um consenso sobre nossas necessidades e ações", completou o Prefeito de Ponte Nova.
Irineu Cassani Franco - Diretor Administrativo do Cisab- falou que a reunião foi muito importante para que as pessoas possam entender, não só das questões orçamentárias na prestação de contas, mas também, sobre os trabalhos do Consórcio junto aos  25 municípios consorciados.
Tânia Duarte, superintendente do Cisab disse que o município de Ipanema já está com sua carta de intenções assinada, pelo executivo e o legislativo, restando apenas a aprovação na assembléia ordinária do Cisab, que deverá ocorrer agora em setembro. A Superintendente apresentou os projetos em andamento, falou das compras compartilhadas que trazem muita economia para os associados e enfatizou a importância do Plano Municipal de Saneamento Básico, lembrando  que toda cidade deverá apresentá-lo até o final deste ano, que é uma exigência para captação de recursos junto ao Governo Federal a partir do próximo ano. (...)
Guto finalizou a Audiência Pública agradecendo aos vereadores e ao povo de Viçosa e dizendo que o Cisab tem o objetivo imediato, de dar publicidade as suas ações e que esta reunião é o início de uma série que serão marcadas em várias cidades consorciadas.  Ficaram definidas as cidades de Muriaé e Manhuaçu para as próximas Audiências.  "Precisamos que a pauta do saneamento esteja na agenda dos prefeitos, com a participação de todos, com isto, o Consórcio vai ter mais força e conseguir recursos para resolvermos todos os problemas de saneamento dos nossos municípios", concluiu Guto Malta.

Fonte: CISAB Zona da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário